Municípios avaliam racionamento de água no interior de SP
São José do Rio Preto recebeu 635,5 mm de chuva até esta quarta (11). O valor é quase a metade (47%) do registrado em igual período do ano passado
247 - Prefeituras de cidades do interior de São Paulo avaliam a necessidade de adotar racionamento de água nas próximas semanas. Com cerca de 500 mil habitantes, o município de São José do Rio Preto recebeu 635,5 mm de chuva entre 1º de janeiro e esta quarta-feira (11). Esse valor representa quase a metade (47%) do registrado no mesmo período do ano passado.
"Caso não chova nos próximos dias ou o consumo não diminua, o racionamento será inevitável", disse a gestão do prefeito Edinho Araújo (MDB) em nota. Os relatos foram publicados no jornal Folha de S.Paulo.
Em Birigui, cidade com cerca de 120 mil moradores e localizada a 150 km de São José do Rio Preto, a prefeitura informou que deve decretar estado de emergência em razão do problema de abastecimento.
Segundo a administração do prefeito Leandro Maffeis (Republicanos), "a prefeitura está monitorando com extrema vigilância a atual crise de abastecimento de água que afeta o município, em virtude da acentuada redução dos níveis do Ribeirão Baixotes, principal fonte de captação hídrica da cidade".
"Esta situação emergencial é indicativa de um problema mais amplo que impacta diversas regiões do estado de São Paulo, exacerbado pela estiagem prolongada, altas temperaturas e frequentes queimadas", disse a gestão em nota.
A Prefeitura de Sorocaba publicou nesta quarta-feira (11) um decreto de emergência climática, com uma multa de R$ 150 mil para quem atear fogo em áreas de mata. O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) afirmou que "incêndios colocam em risco a vida da população, dos animais e a saúde respiratória de todos". "Com o decreto, ficam obrigadas, também, as secretarias competentes, seus servidores e máquinas à disposição para o controle de incêndios", informou.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: