Nunes instala "prisômetro" no centro de SP para exibir prisões feitas por reconhecimento facial
Sistema 'Smart Sampa' já ajudou a prender 1.902 pessoas e localizar 41 desaparecidos, diz a prefeitura
247 - A Prefeitura de São Paulo, sob gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), instalou nesta terça-feira (25) um painel de LED no centro histórico da cidade para exibir em tempo real o número de prisões realizadas com base no sistema de monitoramento facial Smart Sampa. O "prisômetro", como foi chamado, foi colocado na rua XV de Novembro e tem 3 metros de altura, de acordo com reportagem do Valor Econômico.
O sistema Smart Sampa, que já conta com 23 mil câmeras instaladas em toda a cidade, utiliza tecnologia de reconhecimento facial para auxiliar na identificação de criminosos e desaparecidos. Segundo a prefeitura, o programa já permitiu:
- A localização de 720 condenados foragidos da Justiça;
- A prisão de 1.902 pessoas em flagrante;
- A localização de 41 pessoas desaparecidas.
Nunes anunciou ainda que pretende expandir o uso das câmeras para identificar veículos com registro de roubo e furto, ampliando o alcance do sistema.
Em suas redes sociais, o prefeito defendeu a medida com a frase: "Bandido bom é bandido preso", uma adaptação do bordão usado pelo ex-prefeito Paulo Maluf — "bandido bom é bandido morto".
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: