HOME > Sudeste

PT envia representações contra Carla Zambelli por ataques a Benedita da Silva

O líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara, Odair Cunha, pediu a adoção de todas as providências legais e regimentais contra a bolsonarista

Odair Cunha (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O líder do PT na Câmara dos Deputados, Odair Cunha (PT-MG), enviou nesta quarta-feira (3) uma representação ao corregedor da Casa, Domingos Neto (PSD-CE), contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por ter chamado Benedita da Silva (PT-RJ) de "Chica da Silva".

O líder do Partido dos Trabalhadores pediu a adoção de todas as providências legais e regimentais contra Zambelli em razão de seus ataques racistas contra a deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

Na representação à Câmara, Odair Cunha diz que a deputada do PL, “com seu proceder criminoso e antiético, não consegue vislumbrar e dimensionar a magnitude da pessoa pública da deputada Benedita da Silva, que, aos 82 anos de vida, é a atual Coordenadora da Bancada Feminina, eleita por suas pares, tem uma vida pública ilibada e digna das mais altas homenagens, que cotidianamente lhe são deferidas.”

Ao procurador-geral da República, o líder petista denuncia que a deputada bolsonarista cometeu crime de racismo em duas falas ocorridas no intervalo de dois dias. Ambas as falas são, segundo o líder, eivadas de “racismo e de preconceito” e “proferidas e reiteradas com elevado dolo de ofendê-la, o que demonstra claramente a presença de elementos subjetivos tipificadores dos tipos penais”.

Segundo Odair, ao fazer esta comparação com a personagem histórica, uma mulher negra escravizada e alforriada, Zambelli se utiliza do racismo já que Benedita é uma mulher negra.

“O combate à violência de gênero e de raça é um dos pilares morais para o exercício da democracia e da cidadania”, afirma o líder do PT.

Benedita foi deputada constituinte, senadora, ministra de Estado, governadora e vice-governadora, e hoje conduz também a Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados e atua como vice-coordenadora da primeira Bancada Negra da Câmara.

A parlamentar do PT-RJ afirmou que a deputada oposicionista teria a "correção necessária". A deputada Carla Zambelli pediu desculpas e afirmou que a conduta da bolsonarista 'passou longe de querer ofender'.

carla-zambelli
Carla Zambelli. Foto: Pablo Valadares / Agência Câmara

 

benedita-silva
Benedita da Silva. Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados


iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: