Ônibus elétricos em SP reduzirão 2,7 milhões de toneladas de emissão de CO2, diz Mercadante
O presidente do BNDES afirmou que a melhoria no transporte público deverá atrair mais usuários
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (29) de uma cerimônia para a assinatura de contratos de financiamento do BNDES voltados para projetos de mobilidade e infraestrutura em São Paulo. Durante o evento, o presidente do banco, Aloizio Mercadante, destacou o financiamento para a aquisição de 1,3 mil ônibus elétricos que integrarão a frota da cidade.
Mercadante enfatizou os impactos positivos que essa mudança trará para a qualidade de vida dos paulistanos e afirmou que a melhoria no transporte público deverá atrair mais usuários.
“Hoje, nós temos 117 mil ônibus a diesel no Brasil. O país é o segundo no mundo que mais utiliza ônibus como meio de transporte. Nós temos, portanto, um desafio gigantesco e uma oportunidade: a migração dos ônibus a diesel para elétricos. Estamos iniciando hoje uma trajetória muito promissora. Dez por cento da frota de São Paulo será composta por ônibus elétricos, que não emitem poluentes nem fazem barulho”, afirmou. “Um milhão e meio de pessoas andarão de ônibus elétricos por dia. É uma mudança muito significativa, pois o projeto prevê, posteriormente, uma segunda etapa para alcançar 20% da frota.”
Embora os ônibus elétricos sejam mais caros na aquisição, Mercadante destacou que os custos operacionais são mais baixos, tornando o investimento economicamente viável em curto prazo. Além disso, a substituição da frota a diesel pela elétrica permitirá a redução de 2,7 milhões de toneladas de emissões de CO2 ao longo da vida útil dos veículos.
“Isso significa mais saúde para jovens e idosos, maior qualidade de vida, conforto e aumento no número de passageiros, graças à melhoria na qualidade do transporte oferecido na cidade de São Paulo”, afirmou. “O ônibus elétrico é bem mais caro que o a diesel, mas a operação é muito mais barata, então rapidamente a conta fecha”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: