TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    PM impõe sigilo de 100 anos em dados do coronel Mello Araújo, vice de Ricardo Nunes

    Corporação nega acesso amparada no artigo 31 da LAI, que restringe informações pessoais relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem por 100 anos

    Ricardo de Mello Araújo (mais destaque) e Tarcísio de Freitas (Foto: Reprodução (PMESP) I Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A Polícia Militar de São Paulo decretou sigilo de 100 anos sobre processos administrativos disciplinares relacionados ao coronel da reserva Ricardo Mello Araújo (PL), candidato a vice-prefeito na chapa de Ricardo Nunes (MDB).

    Conforme reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, a solicitação dos dados foi feita através da Lei de Acesso à Informação (LAI) e visava informações sobre processos internos envolvendo Mello Araújo, ex-comandante da Rota. A PM respondeu que as ocorrências envolvendo Mello Araújo foram investigadas e arquivadas sem abrir processos judiciais. A corporação negou o acesso aos dados amparada no artigo 31 da LAI, que restringe informações pessoais relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem pelo prazo de 100 anos.

    Em contato com a Folha de S. Paulo, a Secretaria da Segurança Pública apenas afirmou que o pedido está em fase de recurso. Em correspondência com a SSP, a PM sugeriu que a solicitação fosse formalizada via Serviço de Informação ao Cidadão para uma análise técnico-jurídica detalhada sobre a classificação do sigilo.

    A SSP e a PM, sob comando do governador bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado de Nunes, não forneceram esclarecimentos adicionais. Fontes ligadas ao coronel afirmam que o sigilo não visa ocultar casos graves e que a única sindicância enfrentada por Mello Araújo foi arquivada em 2021. Na ocasião, o coronel, já na reserva, convocou veteranos para manifestações de 7 de Setembro em apoio ao então presidente Jair Bolsonaro (PL). [Com informações da Folha de S. Paulo]

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados