Polícia de São Paulo prende "China", supostamente envolvido em plano para assassinar Guilherme Derrite
A prisão ocorre em um momento em que as forças de segurança intensificam as operações contra a organização criminosa
247 – A polícia de São Paulo prendeu Marcelo Adelino de Moura, conhecido como "China" e identificado como membro da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), suspeito de envolvimento em um suposto plano para assassinar o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.
Segundo a coluna de Paulo Cappelli no Metrópoles, Moura estava fortemente armado. Com ele, foram apreendidos uma metralhadora MAG 762, um fuzil HK 47, além de coletes balísticos, capacetes e uma grande quantidade de munições. Também foram encontrados 18 tabletes de pasta base de cocaína e R$ 101 mil em dinheiro.
Inicialmente, a prisão de "China" não estava diretamente ligada à investigação sobre o suposto atentado. No entanto, após sua detenção em maio, o setor de Inteligência da Polícia Civil identificou que ele já vinha sendo monitorado há algum tempo por estar envolvido no planejamento do suposto ataque à Derrite.
Marcelo Adelino de Moura, de 48 anos, possui um histórico criminal extenso, com passagens por homicídio, formação de quadrilha, falsidade ideológica, roubo, e outros crimes.
A prisão de Moura ocorre em um momento em que as forças de segurança intensificam as operações contra o PCC, resultando em prejuízos bilionários para a organização criminosa. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, 2023 registrou um recorde na apreensão de cocaína, o produto mais lucrativo da facção criminosa, totalizando 39,6 toneladas da droga confiscadas.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: