TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    Prefeitura de SP afasta guardas-civis que agrediram morador de rua

    Ação foi registrada em vídeos e viralizou nas redes sociais

    (Foto: Reprodução/Instagram/Padre Julio Lancelotti)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A Prefeitura de São Paulo afastou três agentes da Guarda-Civil Metropolitana (GCM) que agrediram um morador de rua com socos e chutes em uma abordagem no viaduto do Glicério, na região central da cidade, informa a Folha de S. Paulo. A ocorrência foi registrada em vídeo e viralizou nas redes sociais após publicação do padre Julio Lancelotti, coordenador da Pastoral Povo na Rua.

    A Secretaria Municipal de Segurança Urbana afirmou em nota que já iniciou os procedimentos disciplinares. “Após o rito legal, a punição será determinada conforme regramento da instituição", diz o documento. Os registros do caso mostram que um dos guardas chegou a apontar uma arma na direção das pessoas que filmavam e ordenou que todos saíssem do local.

    Excessos e abusos cometidos pela GCM têm sido alvo de ações judiciais. Em junho, a Justiça de São Paulo determinou que os guardas-civis estão proibidos de usarem balas de borracha, bombas de gás e formação de ataque semelhante a usada pela Polícia Militar em ações em meio a usuários de drogas que frequentam a cracolândia. A decisão também determinou que a prefeitura crie um canal de comunicação para denúncias de abuso de agentes. 

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados