TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    Ricardo Nunes define planos para os primeiros 100 dias de novo mandato com foco em continuidade e desafios fiscais

    Entre as ações previstas, estão a conclusão das obras de novos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e a entrega de equipamentos de saúde

    Ricardo Nunes (Foto: ABr)
    Otávio Rosso avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), pretende dar continuidade a projetos que foram iniciados nos últimos três anos, priorizando obras em andamento, nos primeiros 100 dias de seu novo mandato, informa o Estado de S. Paulo. Entre as ações previstas, estão a conclusão das obras de novos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e a entrega de equipamentos de saúde. O plano ainda inclui um mutirão de pequenas cirurgias nos serviços de especialidades, com a meta de reduzir pela metade a fila de espera.

    Para os aliados de Nunes, a administração enfrentará um desafio financeiro devido ao aumento do custeio da máquina pública, o que poderá dificultar a manutenção do ritmo de entregas de sua gestão anterior, que foi marcada por uma sobra de recursos em caixa.

    Uma das grandes apostas do plano de 100 dias é a introdução de uma Lei de Responsabilidade Fiscal Municipal, que será encaminhada à Câmara de Vereadores nos primeiros dias do novo mandato. O projeto, pronto desde 2023, aguardava uma decisão política para ser enviado. Para Nunes, a aprovação desta lei é essencial para garantir o equilíbrio das contas da Prefeitura e assegurar o controle sobre os gastos públicos. Também está prevista a criação de uma nova Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, mas detalhes sobre o projeto ainda não foram revelados.

    Na Educação, os CEUs se destacam como uma das prioridades do prefeito, que pretende dar continuidade à construção e entrega de novas unidades. Durante a campanha, Nunes foi criticado por não ter conseguido entregar novos CEUs no mandato anterior, uma demanda associada à gestão da ex-prefeita Marta Suplicy (PT). O plano de Nunes para os próximos meses inclui a conclusão de obras dos CEUs em Ermelino Matarazzo, Cidade Líder e Imperador, além da construção de outros seis novos centros. A educação segue como uma área-chave, com o prefeito comprometido em ampliar as vagas e melhorar a infraestrutura escolar da cidade.

    Em relação à Habitação, a administração prevê a entrega de 981 novas unidades habitacionais e a regularização fundiária em 58 áreas, com a emissão de 6.608 títulos de propriedade. No entanto, a segurança, que se tornou a principal preocupação dos paulistanos no último ano, aparece com menos destaque no plano de 100 dias. Nunes estabeleceu metas modestas, como a ampliação do número de câmeras integradas à Plataforma Smart Sampa e a reforma de importantes instalações de segurança urbana.

    Outros projetos importantes incluem a entrega do primeiro Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (Centro TEA), a Casa de Cultura Cidade Ademar e o Centro Esportivo José Bonifácio. O prefeito também afirmou que cumprirá a promessa de campanha de implementar o programa Mamãe Tarifa Zero, que prevê o transporte gratuito para mães inscritas no CadÚnico que utilizam o transporte público para levar seus filhos às creches municipais, embora o plano de 100 dias não tenha detalhado a execução da medida.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados