SP: Comitês de Luta convocam população para ato em defesa da Palestina neste domingo
Evento já tem a adesão de mais de 100 entidades, movimentos, comitês e dirigentes políticos e sindicais de todas as regiões do país
247 - São Paulo será palco de uma grande manifestação em defesa da Palestina neste domingo (30), convocada pelos Comitês de Luta em parceria com o Partido da Causa Operária (PCO) e diversas outras organizações populares. O ato, que ocorrerá na Avenida Paulista, promete reunir milhares de pessoas de várias partes do Brasil.
A mobilização conta com a organização de caravanas vindas de diversos estados. Entre elas, duas do Paraná, uma de Santa Catarina, cinco do Rio de Janeiro, uma de Minas Gerais, duas do Distrito Federal, três de aldeias indígenas do Mato Grosso do Sul e uma do Nordeste, abrangendo Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia.
O evento já tem a adesão de mais de 100 entidades, movimentos, comitês e dirigentes políticos e sindicais de todas as regiões do país. Entre os apoiadores estão a Coordenação Nacional dos Comitês de Luta, o Instituto Brasil Palestina (Ibraspal), o PCO, o Movimento Bem Viver, o Campo Progressista Árabe-SP, a APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), o Sindicato dos Bancários do Distrito Federal, a Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), a CSNCO (Corrente Sindical Nacional Causa Operária), a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), a AJR (Aliança da Juventude Revolucionária) e o Coletivo de Índios Terra Vermelha.
Destacadas lideranças políticas também apoiam o ato, como o deputado federal Jilmar Tatto (PT), a deputada estadual Profa. Bebel (vice-presidente do PT/SP), Acilino Ribeiro (secretário nacional de movimentos populares do PSB) e o deputado estadual Teonilio Barba (PT/SP), representante dos Metalúrgicos do ABC na ALESP.
O presidente nacional do PCO, Rui Costa Pimenta, ressaltou a importância da manifestação: “A luta do povo palestino é a mesma luta de todos os povos oprimidos e explorados do mundo. É, na realidade, a manifestação mais aguda da opressão e da exploração nos dias de hoje. Nesse sentido, é a mesma luta do povo brasileiro, oprimido e explorado pelo imperialismo.”
Sayid Tenório, historiador e vice-presidente do Ibraspal, reforçou o apoio à causa: “No domingo 30/6 vamos ocupar a Av. Paulista para apoiar de maneira incondicional a luta do povo palestino, como uma questão internacional, de soberania e de direitos humanos, o símbolo em que todo oprimido que confronta seu opressor se sente representado.”
A manifestação tem apoio significativo de organizações nacionais da educação, como a CNTE e a APEOESP, que estão divulgando a convocação por todo o país. A Frente Nacional de Luta (FNL), através de Zé Rainha, também se posicionou fortemente em defesa do povo palestino, denunciando o imperialismo e a opressão na região.
O evento está aberto à participação de todos, e novas adesões podem ser feitas através dos contatos disponibilizados pelos organizadores. A expectativa é de que a Avenida Paulista seja tomada por um grande contingente de manifestantes em solidariedade ao povo palestino, reforçando a luta por seus direitos e pela soberania.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: