TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    SP registra número recorde de feminicídios em 2024, aponta levantamento

    De janeiro a novembro, foram 226 casos

    247 - O estado de São Paulo alcançou, em 2024, um marco preocupante na história da violência contra a mulher: 226 feminicídios registrados entre janeiro e novembro. O número, revelado em levantamento do G1 com base em dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), supera o recorde anterior mesmo antes da divulgação dos dados de dezembro. A série histórica, iniciada em 2015, nunca havia alcançado patamares tão alarmantes. Em comparação, no mesmo período de 2023, foram contabilizados 195 casos.

    Na capital paulista, a situação também é preocupante: 48 feminicídios registrados de janeiro a novembro de 2024, marcando um aumento de 41% em relação aos 34 casos no mesmo período de 2023. Esse crescimento reflete não apenas um aumento na violência contra a mulher, mas também avanços na classificação correta dos crimes pelas autoridades, segundo especialistas.

    Um dos casos mais impactantes ocorreu no Centro de São Paulo, na movimentada Ladeira Porto Geral. Uma empresária foi assassinada a tiros pelo ex-marido em plena luz do dia, um crime registrado por câmeras de segurança. A violência evidente e a natureza do crime ilustram a gravidade da situação.

    Silvana Mariano, coordenadora do Laboratório de Estudos de Feminicídios (LESFEM), destacou dois fatores principais para o aumento dos índices: "o aumento da violência contra a mulher em si e também uma classificação mais adequada desse tipo de crime por parte das autoridades policiais". Segundo a especialista, há avanços na identificação e no tratamento dos casos. “Nós encontramos sistematicamente, por exemplo, em notícias veiculadas pela imprensa, cenários de casos que são típicos de feminicídio e que as autoridades policiais ainda nomeavam como homicídio”, afirmou.

    Aos poucos, a situação vem sendo corrigida. A maior conscientização da sociedade, aliada ao treinamento de agentes públicos, contribui para a correta classificação e abordagem dos crimes, ainda que os números continuem altos, destaca.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados