Tarcísio marca primeiro leilão de concessão da gestão de escolas à iniciativa privada
Governador avança no projeto privatista. Educadores apontam riscos da gestão privatizada
247 - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), marcou para 25 de setembro o leilão para construção, manutenção, conservação, gestão e operação de 33 escolas de ensino nível médio e fundamental II, espalhadas por 29 cidades do estado. As informações são da revista Exame.
Ao longo dos 25 anos de concessão, os investimentos previstos são de R$ 2,1 bilhões. Segundo o Palácio dos Bandeirantes, as empresas não poderão contratar professores, interferir na gestão pedagógica nem estipular metas para as escolas. A fiscalização ficará a cargo da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).
No entanto, educadores afirmam que a privatização de tarefas de gestão interfere no programa pedagógico. Eles alertam que o papel da direção é central para o sucesso da escola, e a esses personagens são atribuídas as responsabilidades sobre a gestão do espaço educativo, que é intrinsecamente ligado à aprendizagem dos estudantes.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: