TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    TRE-RJ julga pedido de cassação de Cláudio Castro

    A corte irá avaliar denúncias a respeito de recursos financeiros no Ceperj e na Uerj

    Cláudio Castro (Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil)

    247 - O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) dará início ao julgamento do pedido de cassação de mandato do governador Cláudio Castro (PL) às 14h desta sexta-feira (17). De acordo com G1, além de Castro, também serão julgados o vice-governador Thiago Pampolha (MDB), o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil), e mais seis réus.

    A corte irá avaliar denúncias a respeito de recursos financeiros no Ceperj e na Uerj. As acusações giram em torno da participação do grupo na montagem de um suposto esquema para criar 27 mil cargos fantasmas, destinados a alocar apadrinhados políticos às vésperas da campanha eleitoral.

    A ação que pede a cassação do mandato de todos os acusados é assinada pelos procuradores regionais eleitorais Neide Cardoso e Flávio Paixão, da Procuradoria Eleitoral do Ministério Público Federal, e pelo ex-deputado federal Marcelo Freixo (PT).

    Os envolvidos praticaram "ilícitos eleitorais de abuso de poder político, econômico e condutas vedadas (...), a fim de utilizar a máquina pública, à exclusiva disposição dos investigados, para obter vantagens financeiras ilícitas com recursos públicos e lograrem êxito na reeleição ao Governo do Estado, nas Eleições Gerais de 2022", indica a denúncia.

    Em nota, Castro afirmou que os projetos foram extintos após relatos de irregularidades e que "não foram apresentados nos autos do processo elementos novos que sustentem as denúncias".

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados