Tribunal de Contas de SP vê "graves falhas" nos serviços da Enel
Relatório alerta para baixa qualidade do atendimento e aumento no tempo de resposta a emergências
247 - O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) identificou graves falhas nos serviços prestados pela Enel após o apagão que atingiu a capital paulista, deixando mais de 400 mil imóveis sem energia desde a última sexta-feira (11). Em uma nota técnica enviada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o órgão aponta falhas no cumprimento de metas de investimento e no atendimento de emergências, além de um baixo desempenho nos indicadores de satisfação dos consumidores, destaca o Metrópoles. O tribunal recomenda medidas rigorosas, incluindo auditorias externas e maior transparência nos indicadores de desempenho da concessionária.
Segundo o TCMSP, o tempo médio de atendimento às emergências aumentou significativamente, o que resultou na aplicação de penalidades por descumprimento das obrigações regulatórias. Além disso, o órgão sugere a criação de um plano de contingência mais eficaz para lidar com situações de emergência, como as causadas por temporais. A crise energética em São Paulo, agravada pelo último temporal, reflete falhas graves na prestação de serviços essenciais, impactando também o abastecimento de água em várias regiões metropolitanas, como Cotia, Santo André e Embu das Artes.
Além dos problemas de energia, o temporal deixou um rastro de destruição no estado de São Paulo, com sete mortes registradas em diversas cidades. Na capital, bairros da zona sul, como Jabaquara e Campo Limpo, ainda enfrentam os efeitos do apagão.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: