ANTT desmente fake news e SBT apaga reportagem sobre caminhões barrados no RS
Fake news agitou bolsonaristas, que usaram narrativa mentirosa para atacar o governo federal em meio ao desastre vivido no estado gaúcho
247 - Após a veiculação de uma reportagem pelo SBT na terça-feira (7), acusando a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de barrar caminhões de ajuda humanitária no Rio Grande do Sul, a agência veio a público desmentir as alegações. A matéria, veiculada no programa "Tá na Hora", sugeriu que os veículos estavam sendo impedidos de levar doações para as vítimas das enchentes no estado.
No entanto, a realidade dos fatos, como esclarecido pela ANTT, é diferente. Os veículos estavam sendo parados apenas para pesagem simplificada, sem solicitação de nota fiscal e sem aplicação de multas sobre os que transportavam donativos. De acordo com o portal Terra, a empresa Bread King, citada na reportagem como exemplo de veículo retido, esclareceu que o caminhão em questão seguiu viagem até seu destino final, entregando os suprimentos aos necessitados ainda durante a madrugada, e que o transporte foi abordado apenas por "excesso de peso", sendo liberado sem qualquer notificação.
O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, também veio a público se manifestar sobre o caso, confira:
A multiplicação da falsa denúncia por bolsonaristas nas redes sociais gerou uma grande repercussão negativa, colocando sob suspeita o esforço humanitário e do governo Lula (PT) para ajudar as vítimas das enchentes. O coach Pablo Marçal, citado como um dos principais impulsionadores da fake news, reagiu de forma raivosa, ameaçando processar todos que o acusaram, utilizando a reportagem do SBT como defesa. Contudo, diante da repercussão negativa, a emissora optou por apagar o conteúdo dos seus canais.
Além disso, de acordo com o portal NaTelinha, uma avaliação interna do SBT apontou "diversos pontos equivocados na abordagem" da reportagem produzida por Márcia Dantas, além do tom ideológico adotado por Marcão do Povo ao apresentar a notícia.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: