Polícia Federal abre inquérito para investigar notícias falsas sobre as enchentes no Rio Grande do Sul
Decisão ocorreu após o comandante militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, alertar sobre os danos causados pelas notícias falsas durante uma reunião com ministros
247 - A Polícia Federal iniciou nesta quarta-feira (8), um inquérito para apurar a disseminação de informações falsas durante as enchentes no Rio Grande do Sul. A ordem para investigar esses casos partiu do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
A decisão de abrir o inquérito ocorreu após o comandante militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, alertar sobre os danos causados pelas notícias falsas durante uma reunião de emergência com ministros realizada no Palácio do Planalto, destaca o jornal O Globo.
O general falou sobre a circulação de conteúdos falsos, como a alegação de que a Marinha estaria realizando blitz em barcos e dificultando as operações de resgate no estado, o que foi desmentido. Além disso, diversas notícias falsas foram identificadas, incluindo a informação falsa de que a Secretaria da Fazenda do estado exigiria notas fiscais para doações, algo que já foi desmentido pelo governo estadual, e o barco com 300 corpos foi encontrado em Canoas, o que não procede.
Na terça-feira, após uma reunião de emergência, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que pediria a Lewandowski que a Polícia Federal iniciasse um inquérito para investigar o crime e responsabilizar os responsáveis pela disseminação das notícias falsas, que têm agravou a crise no Rio Grande do Sul.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: