Com RS arrasado por enchentes, Tarso Genro lembra fortalecimento do sistema contra cheias em seu governo
Em entrevista, o ex-governador e ex-prefeito listou ações que trouxeram melhorias ao sistema anti-cheias de Porto Alegre
247 - O ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Porto Alegre Tarso Genro (PT) falou sobre o que foi feito durante a sua gestão à frente da capital gaúcha para proteger a cidade contra as enchentes. Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, ele afirmou que fortaleceu o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e qualificou as manutenções do sistema anti-cheias da cidade.
“Nós começamos a discutir o futuro do DEP. Ele foi fortalecido. Nós fizemos concursos, qualificamos o DEP. Fizemos manutenção das bombas, manutenção e qualificação do muro da Mauá, revisão e manutenção permanente, adotamos o sistema de comportas de superfícies”, disse Tarso, que governou Porto Alegre entre 1993 e 1996, e entre 2001 e 2002.
O DEP foi extinto em 2017 pela gestão do então prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB), e teve suas atribuições incorporadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Especialistas da área apontam que essa mudança colaborou com o sucateamento da manutenção do sistema de proteção de cheias de Porto Alegre.
Tarso Genro também citou a campanha para a derrubada do muro da Mauá, que foi enfrentada durante os seus governos. “Enfrentamos uma campanha muito grande de determinados setores da comunidade empresarial de que o muro deveria ser derrubado[..] Nós fizemos um seminário internacional. Trouxemos autoridades dos Estados Unidos, da Europa e da América Latina que, juntamente com o IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS), revelaram que o muro da Mauá era um elemento central de proteção que era exemplar aqui no país”, explicou.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: