Gleisi critica Folha por dizer que o governo 'adiou o ajuste fiscal': "só pode estar de brincadeira"
"A imagem da iminência constante de drama fiscal é prejudicial ao país e não corresponde à realidade", rebateu a deputada e presidente do PT
247 - A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), criticou a Folha de S. Paulo que, diante da decisão do governo Lula (PT) de reajustar a meta de superávit em 2025 para déficit zero, afirmou que a administração federal 'adiou o ajuste fiscal'. "A Folha só pode estar de brincadeira", publicou a parlamentar no BlueSky.
Gleisi afirmou que o "drama fiscal" proposto pelo jornal apenas prejudica o país e citou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, como responsável pelo aumento da dívida. "A Folha só pode estar de brincadeira ao dizer que o governo adiou ajuste fiscal porque fez uma mudança da meta para o ano que vem. Aliás, uma mudança módica. O governo vem se dedicando a ajustar as contas públicas desde a aprovação do novo regime fiscal. O crescimento das despesas primárias está limitado a uma proporção do crescimento das receitas, o que na prática garante que a dívida pública seja administrada. Logo, a imagem da iminência constante de drama fiscal, tão proveitosa para especuladores, é prejudicial ao país e não corresponde à realidade"
"E Folha, fale do principal responsável pelo aumento da dívida: a taxa básica de juros, que Campos Neto mantém excepcionalmente elevada, uma das mais altas do mundo, apesar do Brasil registrar inflação controlada. Essa conta absorve quase 7% do PIB do país e é ela que merece ser criticada, e não a redução de 0,25% ou 0,50% na meta de resultado primário", complementou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: