Gleisi: 'o golpe não aconteceu em razão de circunstâncias alheias à vontade de Bolsonaro'
Segundo a presidente do PT, o relatório da PF, que indiciou o político da extrema-direita, confirmou a intencionalidade dele na trama golpista
247 - A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), destacou nesta terça-feira (26) que, de acordo com o relatório da Polícia Federal no inquérito sobre o plano golpista, Jair Bolsonaro (PL) não conseguiu dar o golpe por causa de fatores não controlados por ele.
"Muito grave: 'Os elementos de prova obtidos ao longo da investigação demonstram de forma inequívoca que o então presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva dos atos executórios realizados pela organização criminosa que objetivava a concretização de um Golpe de Estado e da Abolição do Estado Democrático de Direito, fato que não se consumou em razão de circunstâncias alheias à sua vontade', diz Relatório final da investigação sobre trama golpista liberado pelo ministro Alexandre de Moraes", escreveu a petista na rede social X.
As investigações da PF apontaram que o plano golpista tinha 6 núcleos, para elaborar uma trama, impedindo a posse do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva em 2022. Bolsonaro deve ser julgado em 2025.
O político da extrema-direita está inelegível atualmente por declarações golpistas. Em 2022, Bolsonaro afirmou a embaixadores, em Brasília (DF), que o sistema eleitoral brasileiro não tinha segurança contra fraudes. No ano seguinte, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou o ex-mandatário a 8 anos de inelegibilidade.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: