TV 247 logo
    HOME > Sul

    Governo amplia presença no Rio Grande do Sul em meio às enchentes

    Além das ações de salvamento e resgate, nova reunião da sala de situação definiu estratégias para centralizar doações dos estados no Corpo de Bombeiros de cada Unidade Federativa

    Resgate com auxílio de helicóptero da FAB no RS (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

    247 - Em resposta às recentes enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul, o Governo Federal intensificou sua presença na região, mobilizando recursos e pessoal para auxiliar nas operações de resgate e reconstrução. Ações coordenadas incluem salvamentos, envio de auxílio humanitário, desbloqueio de estradas e articulação com empresas de logística.

    A terceira reunião da sala de situação do Governo Federal, realizada no sábado, contou com a presença de 15 ministros, sob o comando do ministro Rui Costa (Casa Civil). O objetivo foi avaliar os desdobramentos da situação de calamidade e traçar estratégias para minimizar danos e salvar vidas.

    Destacando a importância da união neste momento crítico, o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação da Presidência, anunciou a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao estado no domingo, acompanhado por nove ministros. Esta ação reforça o compromisso do Governo Federal em apoiar o Rio Grande do Sul.

    Pimenta e o ministro Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) estabeleceram uma sala de comando operacional em Porto Alegre, visando agilizar decisões e integrar ações durante a crise.

    Além disso, durante a reunião, foi decidido que os estados centralizariam as doações de suas populações para o Rio Grande do Sul, coordenadas pela Secretaria de Relações Institucionais, com apoio da Secom e da Casa Civil. As doações serão direcionadas para unidades do Corpo de Bombeiros nos estados, para posterior encaminhamento às Bases Aéreas do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Guarulhos, em São Paulo.

    O General Hertz, responsável pela coordenação das ações de resgate em Porto Alegre, ressaltou a importância de priorizar certos itens, como colchões, roupas de cama e de banho, devido à alta demanda.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados