Governo amplia presença no Rio Grande do Sul em meio às enchentes
Além das ações de salvamento e resgate, nova reunião da sala de situação definiu estratégias para centralizar doações dos estados no Corpo de Bombeiros de cada Unidade Federativa
247 - Em resposta às recentes enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul, o Governo Federal intensificou sua presença na região, mobilizando recursos e pessoal para auxiliar nas operações de resgate e reconstrução. Ações coordenadas incluem salvamentos, envio de auxílio humanitário, desbloqueio de estradas e articulação com empresas de logística.
A terceira reunião da sala de situação do Governo Federal, realizada no sábado, contou com a presença de 15 ministros, sob o comando do ministro Rui Costa (Casa Civil). O objetivo foi avaliar os desdobramentos da situação de calamidade e traçar estratégias para minimizar danos e salvar vidas.
Destacando a importância da união neste momento crítico, o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação da Presidência, anunciou a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao estado no domingo, acompanhado por nove ministros. Esta ação reforça o compromisso do Governo Federal em apoiar o Rio Grande do Sul.
Pimenta e o ministro Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) estabeleceram uma sala de comando operacional em Porto Alegre, visando agilizar decisões e integrar ações durante a crise.
Além disso, durante a reunião, foi decidido que os estados centralizariam as doações de suas populações para o Rio Grande do Sul, coordenadas pela Secretaria de Relações Institucionais, com apoio da Secom e da Casa Civil. As doações serão direcionadas para unidades do Corpo de Bombeiros nos estados, para posterior encaminhamento às Bases Aéreas do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Guarulhos, em São Paulo.
O General Hertz, responsável pela coordenação das ações de resgate em Porto Alegre, ressaltou a importância de priorizar certos itens, como colchões, roupas de cama e de banho, devido à alta demanda.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: