Governo Lula anuncia na terça-feira medidas de socorro a 'pessoas físicas' atingidas pelas enchentes no RS
Segundo o presidente Lula, "vamos ter que começar a pensar como a gente vai atender as pessoas"
247 - O presidente Lula (PT), acompanhado de ministros, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e de representantes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), anunciou medidas de auxílio ao Rio Grande do Sul que somam R$ 50,9 bilhões.
O presidente antecipou, ainda, que na segunda-feira (13) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), se reunirá com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), para discutir a renegociação da dívida do estado com a União. Lula disse esperar uma "boa negociação", já que o governo gaúcho terá que "reconstruir o estado".
Na terça-feira (14), prosseguiu o presidente, o governo anunciará medidas para socorrer as 'pessoas físicas' atingidas pelas enchentes. "A Casa Civil vai ter que preparar sábado, domingo e segunda-feira, porque nós temos que começar a pensar nas pessoas, vamos ter que começar a pensar como a gente vai atender as pessoas. Eu já sofri enchente de um metro e meio dentro da minha casa, e quando a água vai embora a desgraça é muito feia. Você não tem noção do que é uma casa quando a água vai embora. A quantidade de lama que fica, a quantidade de sanguessuga, a quantidade de bactérias, de baratas mortas. É um inferno".
"E essa gente perdeu aqueles bens, sabe? Muita gente acha que uma televisão é uma pequena coisa, que não tem muita importância, mas para uma pessoa mais humilde a televisão é um patrimônio, o fogão é um baita de um patrimônio, a geladeira, então, nem se fala. E uma máquina de lavar roupa é uma coisa muito importante para as mulheres que estão sobrevivendo a um verdadeiro sofrimento e martírio com essa chuva. Então a gente vai anunciar na segunda-feira, possivelmente, o acordo com o estado do Rio Grande do Sul sobre a dívida e a gente vai anunciar na terça-feira as medidas de atendimento das pessoas físicas", disse Lula.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: