HOME > Sul

Porto Alegre: internautas apontam superioridade de Maria do Rosário em debate pautado pela enchente

A atuação do prefeito Sebastião Melo no combate à cheia histórica do Guaíba foi criticada pelos outros candidatos

Maria do Rosário (deputada do PT-RS) e Sebastião Melo (prefeito de Porto Alegre) (Foto: Divulgação)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O debate entre os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre, transmitido pela TV Bandeirantes na noite da última quinta-feira (8), teve como principal tema a enchente histórica que atingiu a cidade em maio. Participaram do programa o atual prefeito, Sebastião Melo (MDB), a deputada federal Maria do Rosário (PT), o deputado estadual Felipe Camozzato (Novo) e Juliana Brizola (PDT).


Melo tentou terceirizar a culpa das dimensões que a enchente tomou na capital gaúcha, e afirmou que o sistema de proteção de cheias da cidade teve falhas em sua concepção. Essa hipótese, no entanto, é criticada por grupos de engenheiros, geólogos e arquitetos, que divulgaram um manifesto apontando que o sistema é "robusto, eficiente e fácil de operar e manter", mas falhou porque não recebeu as manutenções permanentes necessárias por parte da prefeitura. Quando as águas do Guaíba começaram a invadir a cidade, apenas quatro das 23 estações de bombeamento do sistema anti cheias estavam funcionando

Em dobradinha com Felipe Camozzato, o prefeito também atacou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e disse que a União não investiu em obras de prevenção a desastres. Maria do Rosário fez contrapontos às críticas dos candidatos ao governo federal, pontuando que o Executivo teve papel essencial na reconstrução do estado por meio do Auxílio Reconstrução, que disponibilizou R$ 5 mil a 250 mil famílias atingidas pelas cheias.

A deputada fez duras críticas à gestão de Sebastião Melo. Além de apontar a negligência do prefeito no combate às enchentes, ela citou suspeitas de corrupção no governo, como a operação Capa Dura, que investiga licitações da Secretaria de Educação (Smed), e uma denúncia do Ministério Público sobre o recebimento de propina por parte de um ex-diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) na realização de obras de manutenção do sistema pluvial. Já Juliana Brizola também fez críticas ao atual prefeito, destacando problemas na fiscalização da cidade, como a não coleta de lixo e limpeza dos bueiros, o que pode ter agravado a enchente. 

Nas redes sociais, internautas apontaram que Maria do Rosário levou a melhor no debate, aparentando ser a candidata mais preparada para administrar a cidade. “Tive a impressão de que a Maria do Rosário foi melhor neste debate. Foi mais completa e citou mais regiões da cidade e o potencial tecnológico e de fomento ao conhecimento”, escreveu um usuário do X.

Outro internauta fez um ‘ranking’ do desempenho dos candidatos no debate, colocando a deputada na liderança. “Ranking| debate BandRS: 1º Maria do Rosário, 2º Sebastião Melo, 3º Felipe Camozzato, 4º Juliana Brizola. Concordas?”, publicou.

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados