TV 247 logo
    HOME > Saúde

    Primeira vacina de mRNA para câncer de pulmão é testada em pacientes no Reino Unido

    Vacina da BioNTech busca treinar o sistema imunológico para combater células cancerígenas sem os efeitos colaterais da quimioterapia

    (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)

    247 - A BNT116, primeira vacina mundial contra o câncer de pulmão, começou a ser administrada em pacientes no Reino Unido, em fase experimental, informa a agência RTP. Desenvolvida pelo laboratório BioNTech, a vacina utiliza a mesma tecnologia de mRNA que foi aplicada na produção das vacinas contra a covid-19. Janusz Racz, de 67 anos, foi o primeiro paciente a receber seis doses consecutivas da BNT116, com cinco minutos de intervalo entre elas, no Instituto Nacional de Investigação em Saúde da UCLH Clinical Research Facility. Segundo ele, "é indolor. Muito melhor do que a quimioterapia".

    Essa nova abordagem genética visa treinar cerca de 5 bilhões de células do sistema imunológico para reconhecer e atacar células tumorais específicas, sem os efeitos colaterais comuns da quimioterapia, que podem danificar células saudáveis.

    Cerca de 130 pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas participarão do estudo clínico em seis hospitais do Reino Unido. O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer em nível global, com 1,8 milhão de óbitos anuais.

    O estudo de fase 1 ocorre em 34 centros de pesquisa em sete países, com o objetivo de preparar o sistema imunológico para combater as células cancerígenas de forma eficaz e segura. O oncologista Siow Ming Lee, que lidera o ensaio no Reino Unido, ressalta que essa tecnologia "é a próxima grande fase do tratamento da doença".

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados