HOME > Agro

Porto do Açu inaugura primeiros armazéns para escoar soja e milho de Minas e Centro-Oeste

A empresa disse que vai receber dinheiro da Minas Port por causa do aluguel de áreas para uso do cais localizado na região norte do estado do Rio

Porto de Açu (RJ) (Foto: Divulgação (Prumo Logística))

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Prumo Logística, dona do Porto do Açu, no norte do Rio de Janeiro, afirmou que vai expandir a estrutura para a movimentação de grãos vindos de Minas Gerais e do Centro-Oeste. A empresa disse que vai receber dinheiro da Minas Port por causa do aluguel de áreas para uso do cais. No ano passado, foram movimentadas 200 mil toneladas de milho e soja. Para este ano, é esperada a movimentação de 500 mil toneladas desses grãos e, para 2025, 3 milhões de toneladas. A Prumo quer atingir uma movimentação de grãos de 5 milhões de toneladas nos próximos anos, o equivalente à movimentação simultânea de dois navios de grande porte.

De acordo com informações publicadas nesta quarta-feira (24) pelo jornal O Estado de S.Paulo, o Terminal Multicargas (T-Mult) representa um volume pequeno da movimentação total das 85 milhões de toneladas movimentadas no Porto de Açu - são dominadas em 90% por petróleo para exportação e minério de ferro, que alcançaram 50 milhões e 24 milhões de toneladas no ano passado, respectivamente. Com a ampliação dos terminais, até o fim deste ano, a área de cais operacional do T-Mult vai passar de 340 metros para 500 metros.

Atualmente, os dois novos armazéns da Minas Port, que somam 12,8 mil m² cobertos, adicionam uma capacidade de estocagem de 70 mil toneladas de grãos, o que representa 2 mil caminhões do tipo rodotrem cheios. Pela estrutura portuária, a soja e milho vão para China e Oriente Médio. O pátio aberto anexo, com cerca de 14 mil m², também vai armazenar outros produtos, como insumos para cimenteiras, cales, além de carvão mineral.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados