Porto do Açu inaugura primeiros armazéns para escoar soja e milho de Minas e Centro-Oeste
A empresa disse que vai receber dinheiro da Minas Port por causa do aluguel de áreas para uso do cais localizado na região norte do estado do Rio
247 - A Prumo Logística, dona do Porto do Açu, no norte do Rio de Janeiro, afirmou que vai expandir a estrutura para a movimentação de grãos vindos de Minas Gerais e do Centro-Oeste. A empresa disse que vai receber dinheiro da Minas Port por causa do aluguel de áreas para uso do cais. No ano passado, foram movimentadas 200 mil toneladas de milho e soja. Para este ano, é esperada a movimentação de 500 mil toneladas desses grãos e, para 2025, 3 milhões de toneladas. A Prumo quer atingir uma movimentação de grãos de 5 milhões de toneladas nos próximos anos, o equivalente à movimentação simultânea de dois navios de grande porte.
De acordo com informações publicadas nesta quarta-feira (24) pelo jornal O Estado de S.Paulo, o Terminal Multicargas (T-Mult) representa um volume pequeno da movimentação total das 85 milhões de toneladas movimentadas no Porto de Açu - são dominadas em 90% por petróleo para exportação e minério de ferro, que alcançaram 50 milhões e 24 milhões de toneladas no ano passado, respectivamente. Com a ampliação dos terminais, até o fim deste ano, a área de cais operacional do T-Mult vai passar de 340 metros para 500 metros.
Atualmente, os dois novos armazéns da Minas Port, que somam 12,8 mil m² cobertos, adicionam uma capacidade de estocagem de 70 mil toneladas de grãos, o que representa 2 mil caminhões do tipo rodotrem cheios. Pela estrutura portuária, a soja e milho vão para China e Oriente Médio. O pátio aberto anexo, com cerca de 14 mil m², também vai armazenar outros produtos, como insumos para cimenteiras, cales, além de carvão mineral.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: