Vitória dos movimentos sociais: Lula inclui redução de agrotóxicos em plano de agroecologia
A medida está nos planos nacionais de Abastecimento Alimentar e de Agroecologia e Produção Orgânica
247 - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atendeu a um pedido feito por movimentos sociais e incluiu o programa de redução de agrotóxicos nos planos nacionais de Abastecimento Alimentar e de Agroecologia e Produção Orgânica. Agrônomo e doutor em Estudos Ambientais, Paulo Petersen comemorou a ideia.
"O alimento não pode ser tratado como uma mercadoria como outra qualquer. Se a alimentação for regulada apenas pelo mercado, parcelas importantes da sociedade seguirão passando fome ou só terão acesso aos produtos ultraprocessados vendidos nas grandes redes de supermercados. Permanecerão sem acesso a alimentos saudáveis e adequados", disse. A entrevista foi concedida à Marco Zero.
"É mais do que uma vitória", afirmou a conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Cidinha Moura, que também é coordenadora da ONG Fase no mesmo estado do ministro Fávaro.
"Para nós do movimento agroecológico, os dois planos juntos são fundamentais para fortalecer as iniciativas em agroecologia no Brasil, pois, além de políticas de produção de alimentos, precisamos de políticas capazes de construir mercados para a agricultura familiar e para agricultura agroecológica".
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: