TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Após denúncias de fraude, Trump parabeniza Daniel Noboa por reeleição no Equador

      Direita regional, da OEA a Javier Milei, também parabenizou Noboa

      Daniel Noboa em Santa Elena, Equador - 13/4/2025 (Foto: REUTERS/David Diaz Arcos)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou nesta segunda-feira (14) o presidente do Equador, Daniel Noboa, pela vitória nas eleições realizadas no domingo (13). A declaração foi publicada após a confirmação da reeleição de Noboa, que derrotou a candidata de esquerda Luisa González em um pleito marcado pela polarização e polêmicas. 

      “Parabéns a Daniel Noboa, que será um grande líder para o maravilhoso povo do Equador. Ele não vai decepcionar vocês!”, afirmou Trump, que tem se aproximado de Noboa nos últimos meses. O equatoriano, inclusive, esteve presente na cerimônia de posse do atual presidente norte-americano.

      Com mais de 90% das urnas apuradas, Daniel Noboa venceu com 56% dos votos, contra 44% de González — uma diferença superior a um milhão de votos. A participação popular foi alta: segundo a presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Diana Atamaint, cerca de 84% dos eleitores compareceram às urnas.

      No entanto, Luisa González contesta o resultado das urnas. “Recuso-me a acreditar que um povo preferiria mentiras em vez da verdade, violência em vez de paz e unidade. Vamos exigir uma recontagem e que abram as urnas”, disse após a divulgação dos resultados.

      A última semana de campanha eleitoral foi marcada por decisões polêmicas do governo Noboa. Na véspera da eleição, sob justificativa de combater uma onda de violência no país, o presidente decretou estado de exceção em várias regiões do país, incluindo a capital, Quito. Além disso, no domingo (13), eleitores equatorianos na Venezuela foram impedidos de votar.

      Respaldo da direita - Luis Almagro, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), disse no X que a declaração de vitória de Noboa era consistente com o que as autoridades da OEA haviam observado durante a votação.

      O Ministério das Relações Exteriores da Argentina expressou a Noboa sua disposição para trabalhar nos problemas comuns da região, como "o combate ao crime organizado, ao narcotráfico e ao terrorismo".

      O presidente do Paraguai, Santiago Peña, entrou em contato com Noboa para parabenizá-lo e reafirmar sua disposição de fortalecer o trabalho conjunto.

      O governo peruano reafirmou ao mandatário equatoriano sua vontade "de fortalecer os laços de irmandade e cooperação".

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados