Canal do Panamá estará nas mãos do povo panamenho para sempre, diz presidente do país ao rebater ameaças dos EUA
Panamá celebrou o 25º aniversário da devolução da hidrovia, enquanto o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaça retomá-lo
247 - O Panamá comemorou nesta terça-feira (31) o 25º aniversário da devolução do Canal do Panamá, que esteve sob controle dos Estados Unidos por quase um século. O presidente panamenho, José Raúl Mulino, reforçou a soberania sobre a hidrovia durante a cerimônia, em meio a ameaças do governo eleito dos Estados Unidos, que será liderado por Donald Trump, de retomá-lo.
Mulino falou em "cumprir o compromisso nacional de uma operação segura e contínua para o mundo", acrescentando que "este canal precisa ser e continuar sendo o canal dos nossos panamenhos, para os panamenhos, a serviço do mundo, mas acima de tudo, principalmente para os panamenhos". A cerimônia foi realizada no edifício de Administração do Canal do Panamá.
Os Estados Unidos inauguraram o Canal do Panamá em 1914 e administraram a hidrovia estratégica para o comércio internacional até 31 de dezembro de 1999. Os Tratados Torrijos-Carter, firmados em 7 de setembro de 1977, em Washington, EUA, pelo general panamenho Omar Torrijos e o então presidente estadunidense Jimmy Carter, marcaram o fim de 85 anos de controle colonial sobre a chamada "Zona do Canal do Panamá". (Com informações da Xinhua).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: