Evo Morales diz que acusação de estupro de menor "é mentira" e alega perseguição política do governo Arce
“Não consigo compreender que tipo de ministro da Justiça temos, sabendo que este caso está encerrado, porque não houve nada, é mentira”, disse Morales
247 - O ex-presidente da Bolívia Evo Morales se posicionou nesta sexta-feira (4) contra as acusações de estupro de uma menor de idade, classificando a denúncia como "mentira" e afirmando que o caso já foi encerrado pela Justiça. Segundo a denúncia, o suposto crime teria ocorrido há oito anos, durante o mandato de Morales e, de acordo com o ministro da Justiça, César Siles o ex-presidente teria tido um filho com a menor. “Não consigo compreender que tipo de ministro da Justiça temos, sabendo que este caso está encerrado, porque não houve nada, é mentira”, disse Morales, de acordo com O Globo.
A denúncia ganhou destaque após a promotora Sandra Gutiérrez afirmar ter sido afastada do cargo depois de solicitar a prisão de Morales, vinculada a uma investigação por "tráfico de pessoas", que envolvia a menor. Embora o pedido de prisão tenha sido indeferido, o governo boliviano anunciou diversas medidas, entre elas a revogação da decisão que suspendeu a prisão e ações contra a autoridade que tomou essa decisão.
Ainda de acordo com a reportagem, o ministro César Siles classificou as ações do juiz responsável pelo caso como "ilegais, arbitrárias e violadoras do procedimento penal e constitucional". Além disso, o presidente Luis Arce solicitou que a investigação fosse conduzida em segredo de Justiça, com o objetivo de proteger a vítima e evitar a politização do caso. Arce garantiu que o governo jamais usaria um caso tão sensível para fins políticos.
Morales, que atualmente rivaliza com Arce pela liderança do Movimento ao Socialismo (MAS) e busca a indicação para concorrer à presidência nas próximas eleições, afirmou que a denúncia é parte de uma "perseguição política" para prejudicar sua imagem.
"Há uma resolução fiscal de rejeição [...] por estupro qualificado, eles investigaram durante um ano e não há nada e não haverá nada porque é mais uma mentira", ressaltou Morales.
O governo Arce, por sua vez, reforçou seu compromisso com a proteção dos menores, anunciando que irá integrar a acusação contra Morales através do Ministério da Justiça e que está em andamento o projeto de lei que torna imprescritíveis os crimes contra menores
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: