Partido de Milei sai enfraquecido em primeiro teste eleitoral do ano
Legenda do presidente saiu derrotada em província onde teve 62% dos votos nas eleições presidenciais de 2023; peronismo ficou em segundo lugar
C5N - A província de Santa Fé foi palco, no domingo, das primeiras eleições realizadas na Argentina em 2025. De acordo com a Cadena 3, com mais de 80% das mesas apuradas, o governador Maximiliano Pullaro, da coligação Unidos para Cambiar Santa Fe, obteve uma expressiva vantagem na disputa pelos 69 cargos de convencionais constituintes. Ele lidera com 35,89% dos votos, seguido por Juan Monteverde (Más para Santa Fe), com 14,52%, Nicolás Mayoraz (La Libertad Avanza), com 13,82%, e Amalia Granata (Somos Vida y Libertad), com 12,64%. Marcelo Lewandowski (Activemos) aparece em quinto lugar, com 8,25%.
A votação tem como objetivo eleger os representantes que vão compor a Convenção Constituinte encarregada de reformar a Constituição da província. Também foram realizadas as primárias (PASO) para 19 prefeituras, conselhos deliberativos em 65 cidades e a escolha de autoridades em mais de 300 comunas locais.
Ficha Limpa e reforma da Constituição estão entre as metas do governador
Pullaro, que propõe mudanças estruturais na Constituição santafesina, busca incluir o princípio da "Ficha Limpa", impedindo a candidatura de pessoas condenadas por corrupção. Outra proposta central da reforma é permitir a reeleição consecutiva para o cargo de governador, atualmente vedada.
Além disso, pretende-se extinguir os chamados “foros privilegiados” para cargos públicos e estabelecer um tribunal específico para o julgamento de juízes e promotores, retirando essa competência da Assembleia Legislativa. Outro ponto previsto é a aposentadoria compulsória de magistrados aos 75 anos.
Segundo a legislação vigente, o Poder Executivo tem até um ano após as eleições para convocar oficialmente a Convenção Reformadora, que terá sede na cidade de Santa Fé. Os convencionais terão até 40 dias corridos, prorrogáveis por mais 20, para debater e redigir o novo texto constitucional.
Disputa acirrada pelo segundo lugar e atenção nacional aos estreantes da La Libertad Avanza
Enquanto Pullaro consolidava sua liderança, a disputa pelo segundo lugar permanecia aberta entre Monteverde, Mayoraz e Granata. Este cenário ganhou ainda mais relevância por se tratar da estreia da força política La Libertad Avanza, do presidente argentino Javier Milei, em eleições provinciais.
Em Rosario, maior cidade da província, Juan Pedro Aleart (La Libertad Avanza) liderava com 31,43%, seguido por Ciro Seisas (Unidos para Cambiar Santa Fe), com 26,95%. Germán Martínez (Más para Santa Fe) aparece em terceiro, com 14,79%, com 72,35% das urnas apuradas na localidade.
Processo eleitoral ocorreu com normalidade, afirma secretário eleitoral
O secretário eleitoral da província, Pablo Ayala, declarou que a votação transcorreu sem incidentes graves e que o resultado preliminar poderia ser conhecido por volta das 21h30. Um caso isolado foi registrado em San Lorenzo, a 23 km de Rosario, onde um eleitor foi detido após fotografar sua cédula de votação dentro da cabine. A imagem da lista eleitoral foi encontrada em seu celular, e ele foi conduzido à Promotoria.
Sistema de Boleto Único novamente adotado
Assim como em 2023, Santa Fé utilizou o sistema de Boleto Único de Papel, que apresenta o nome, o partido e a foto dos candidatos. O eleitor recebe uma cédula para cada categoria em disputa e deve marcar uma única opção por folha com uma caneta fornecida pela mesa. Depois, deve dobrar cada boleta e devolvê-las para inserção na urna.
Cenário político fragmentado com frentes diversas
A coalizão Unidos para Cambiar Santa Fe, liderada por Pullaro, conta com a deputada Germana Figueroa Casas (PRO) e a parlamentar Lionella Cattalini (PS). Já o principal bloco opositor, Más por Santa Fe, reúne legendas como Ciudad Futura, La Cámpora, Frente Renovador e Movimento Evita, encabeçado por Juan Monteverde.
Outros nomes em destaque são Amalia Granata (Somos Vida), apoiada por setores evangélicos e parte da Coalizão Cívica, e Nicolás Mayoraz (La Libertad Avanza), que disputa em aliança com os advogados Marcos Lisandro Peyrano e Candela Rodríguez.
Também participaram da eleição Marcelo Lewandowski (Activemos), Carlos Del Frade (Frente Amplio por la Soberanía) e Carla Deiana (Frente de Esquerda e dos Trabalhadores).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: