HOME > América Latina

Rui Costa diz que governo não pode aceitar que embaixadores brasileiros sejam "importunados"

Expulsão de embaixador brasileiro da Nicarágua configura "agressão fortuita ao padrão internacional de respeito", disse o ministro

Rui Costa (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O ministro Rui Costa, da Casa Civil, declarou nesta quinta-feira (8) que o Brasil “não pode aceitar que seus embaixadores sejam importunados”.

Nesta manhã, o governo brasileiro informou a decisão de expulsar a embaixadora nicaraguense, Fulvia Patricia Castro Matu, como resposta à expulsão do embaixador brasileiro na Nicarágua, Breno de Souza.

Para Rui Costa, o posicionamento da Nicarágua configura uma “agressão fortuita ao padrão internacional de respeito às embaixadas e aos embaixadores” e classificou a resposta do governo brasileiro, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como uma “reciprocidade”.

Conforme relatado pela CNN, o embaixador brasileiro foi expulso após desagradar Ortega ao não comparecer às comemorações do aniversário da Revolução Sandinista, em 19 de julho. Ortega, que comunicou a expulsão de Breno na quarta-feira (7), teria se sentido desprestigiado pela ausência do representante brasileiro.

“O Brasil quer paz com todo mundo, mas não pode aceitar que seus representantes e seus embaixadores sejam importunados”, disse após uma reunião ministerial com o presidente Lula. “O não comparecimento a um ato governamental ou institucional não caracteriza e não pode caracterizar uma reação do país. Nenhum embaixador de país nenhum é obrigado a participar de eventos”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados