Tribunal argentino emite ordem de prisão contra Daniel Ortega, presidente da Nicarágua
Decisão argentina gerou forte reação do governo venezuelano, que saiu em defesa dos líderes nicaraguenses
247 - Após mais de dois anos de investigações, um tribunal argentino ordenou a prisão do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, e da vice-presidente Rosario Murillo, sob acusações de violações graves aos direitos humanos. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (30) pelo advogado argentino Dario Richarte, que compartilhou a informação por meio da rede social X (antigo Twitter).
“Depois de dois anos e meio de investigações, o tribunal convocou para interrogatório e emitiu um mandado de prisão internacional contra Daniel Ortega, Rosario Murillo e cerca de 12 pessoas responsáveis por sérias violações aos direitos humanos”, declarou Richarte.
A ação judicial, iniciada em agosto de 2022, reúne informações sobre alegados abusos cometidos desde 2018. Segundo o portal de notícias Infobae, os documentos incluem depoimentos e registros detalhados que apontam para a repressão de opositores políticos e outros atos violentos conduzidos pelo governo nicaraguense.
Repercussão internacional - A decisão do tribunal argentino gerou forte reação do governo venezuelano, que saiu em defesa dos líderes da Nicarágua. Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela classificou a ordem de prisão como “ilegal” e motivada por interesses políticos.
“A Venezuela condena veementemente as ações ilegais do juiz federal argentino contra o presidente Daniel Ortega, a vice-presidente Rosario Murillo e a liderança da Nicarágua”, afirmou o ministério. “Essas ações são dirigidas contra um governo legítimo e soberano.”
A decisão ocorre em meio a uma escalada de tensões regionais. Em setembro, o governo argentino já havia solicitado ao Tribunal Penal Internacional (TPI) a emissão de um mandado de prisão contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, também sob acusações de violações aos direitos humanos.
[Fonte: Agência Sputnik]
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: