Acampamento educativo promove imersão em sustentabilidade para escolas de São Paulo
No projeto "Sustentabilizando", os estudantes usam o espaço do Aruanã para aprender práticas de educação ambiental recomendadas pela BNCC
247 - O Aruanã Acampamentos e Eventos, espaço de atividades com mais de 30 anos localizado em Embu-Guaçu, está promovendo uma iniciativa educacional inovadora para alunos das instituições de ensino de São Paulo: "Sustentabilizando" oferece uma imersão prática e interativa em temas relacionados à sustentabilidade e educação ambiental.
Localizado em meio à Mata Atlântica, o Acampamento Aruanã é responsável por reunir momentos de diversão, aprendizado e contato com a natureza para as crianças. O projeto "Sustentabilizando", iniciado em 2010, é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e dá aos alunos do 5º ao 6º ano do ensino fundamental a oportunidade de passar de dois a três dias no acampamento, imersos em atividades práticas e lúdicas relacionadas ao meio ambiente. Durante a estadia, os estudantes têm a chance de explorar temas como ciclo da água, urbanização, poluição, biomas, energia, reciclagem, compostagem, entre outros.
Uma das principais atrações é a estação de reciclagem de plástico, que faz parte do projeto holandês Precious Plastic. As crianças podem visitar a estação, aprender sobre os diferentes tipos de plástico, separar tampinhas, triturar materiais e, ao final, levar para casa um brinde feito de material reciclado.
Para Caroline Gaudio, diretora do Aruanã, a proposta é sensibilizar os jovens para questões essenciais da vida em comunidade. "Temos o compromisso de ajudar as escolas a ensinarem os estudantes de maneira prática e vivencial. Logo no início do projeto, por exemplo, começamos com a simulação de uma reunião entre a ONU e os representantes de alguns países para estimular a criança a assimilar a leveza das brincadeiras à atenção no que acontece no mundo real".
A participação ativa dos pequenos na natureza, fora do cotidiano e longe dos celulares, incentiva a integração com colegas e com profissionais da escola, assim como habilidades de autonomia, liderança, trabalho em equipe, fortalecimento dos laços de amizade, resolução de conflitos e desafios, entre outros.
Vantagens para as escolas - Com a adesão ao projeto, as escolas também ganham vantagens significativas por aliar-se às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a Educação Ambiental e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Inclusive, conforme divulgado pelo "Caderno Meio Ambiente", da BNCC, em parceria com os Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, as instituições devem obrigatoriamente trabalhar os Temas Contemporâneos Transversais com os alunos. O estudo dos temas de Meio Ambiente no âmbito escolar está amparado, sobretudo, na Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Por isso, a BNCC adverte sobre a importância do planejamento de atividades que incentivam tarefas conscientes.
As escolas interessadas em participar do "Sustentabilizando" devem entrar em contato pelo site do Acampamento Aruanã para agendar uma visita e conhecer mais sobre a iniciativa. O projeto, disponível no primeiro semestre do ano letivo em 2025, pode ser realizado em datas escolhidas pelas próprias instituições.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: