TV 247 logo
      HOME > Brasil Sustentável

      Alexandre Silveira apresenta oportunidades sobre energia limpa em Davos

      Ministro destaca matriz energética brasileira e busca atrair investimentos para a transição energética

      Alexandre Silveira, lançamento da Política Nacional da Transição Energética, 26 de agosto de 2024 (Foto: Tauan Alencar/MME)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou nesta terça-feira (21), no Fórum Econômico Mundial (WEF), em Davos, Suíça, o papel do Brasil como líder global em energias renováveis. Em entrevista durante o evento, Silveira destacou as oportunidades oferecidas pela matriz energética brasileira, que é 90% limpa, para investidores interessados em soluções sustentáveis.

      “O Brasil já é o grande celeiro das energias limpas e renováveis. Nós temos uma matriz elétrica 90% limpa, o que contribui muito com a sustentabilidade global. Além disso, temos a floresta, os biocombustíveis e estamos investindo muito nessas políticas", afirmou o ministro ao Valor. Ele destacou que o foco em Davos será estabelecer parcerias para avançar na transição energética.

      Petrobras e autonomia na política de preços

      Ao ser questionado sobre a política de preços da Petrobras, Silveira reiterou que a estatal possui total autonomia para definir suas estratégias. “A Petrobras tem completa independência para decidir aquilo que é melhor para a saúde econômica e financeira da empresa. A executiva Magda Chambriard é extremamente responsável e sabe o que é preciso fazer”, disse ele, sem detalhar possíveis mudanças nos preços dos combustíveis.

      Silveira é o único ministro do governo brasileiro a participar do Fórum em Davos, após a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, cancelar sua viagem devido à reunião ministerial convocada pelo presidente Lula. Segundo o ministro, Lula pediu que os integrantes de sua equipe concentrem esforços em apresentar os resultados concretos das políticas adotadas nos últimos dois anos. “Ele acredita no resultado e quer os ministros focados em mostrar os frutos de todas as políticas que nós implementamos. Os resultados começam a ser colhidos agora”, explicou.

      Com uma matriz predominantemente renovável e investimentos crescentes em biocombustíveis e sustentabilidade, o Brasil se consolida como um dos principais atores globais na agenda de transição energética. A participação de Silveira em Davos reforça o compromisso do governo com a promoção de parcerias estratégicas para fortalecer o setor e atrair investimentos internacionais.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados