"A democracia brasileira é maior do que isso tudo”, diz Fachin sobre tentativa de golpe de Estado
“Os indícios revelados até agora demonstram uma gravidade que é real e tudo isso deve ser visto nas etapas devidas", disse o ministro
247 – O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), ressaltou nesta sexta-feira (22) que a democracia brasileira segue sólida, mesmo diante do indiciamento do ex-mandatário Jair Bolsonaro e de outras 36 pessoas pela Polícia Federal (PF), no âmbito do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado em 2022.
“Os indícios revelados até agora demonstram uma gravidade que é real e tudo isso deve ser visto nas etapas devidas, da forma adequada, com respeito ao devido processo, ampla defesa e todas as garantias que a Constituição e as leis preveem aos indiciados, acusados e depois para os réus, se vier uma ação penal”, afirmou Fachin.
Durante coletiva na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em Porto Alegre (RS), o ministro destacou que, embora os indiciamentos sejam fatos “graves” que devem ser apurados, “a democracia brasileira é maior do que isso tudo”.
Segundo a Polícia Federal, o plano golpista investigado tinha como objetivo impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. No indiciamento, Bolsonaro é acusado de ter cometido os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: