Advogados protestam e dizem que irão questionar vídeo exibido por Moraes no STF: “não está nos autos”
Defesas dos acusados da tentativa de golpe de Estado dizem que gravação exibida por Moraes no julgamento não constava no processo
247 - Advogados dos acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo suposto envolvimento em uma trama de golpe de Estado demonstraram indignação à exibição de um vídeo com imagens dos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, apresentada pelo ministro Alexandre de Moraes durante sessão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo a coluna da jornalista Bela Megale, de O Globo, quatro dos advogados que representam os oito denunciados relataram à coluna que foram pegos de surpresa, pois o vídeo não consta nos autos do processo. Segundo eles, a defesa estuda acionar o tribunal para contestar a legalidade da exibição do material durante o julgamento.
Antes de iniciar a leitura de seu voto, nesta quarta-feira (26), Moraes afirmou que havia acordado previamente com o presidente do colegiado, Cristiano Zanin, a exibição da gravação, que mostra confrontos entre golpistas e policiais que tentavam proteger as sedes dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com os defensores, a apresentação da gravação teve como objetivo reforçar a narrativa de violência por parte dos réus e antecipar fundamentos para penas aplicadas em outros processos, que não estão sendo analisados neste momento. O julgamento em curso trata da denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República contra Jair Bolsonaro (PL) e sete de seus aliados.
Integrantes do STF ouvidos pela reportagem afirmaram que a intenção de Alexandre de Moraes foi, sobretudo, rebater os argumentos apresentados pelas defesas na terça-feira (25), de que não teria havido violência por parte dos manifestantes nos episódios dos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023.
As imagens apresentadas, porém, são públicas e já foram utilizadas para embasar o recebimento de outras denúncias relacionadas aos atos golpistas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: