TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Alckmin: Brasil tem meios legais para responder a tarifas dos EUA

      Brasil não pretende usar a Lei de Reciprocidade Econômica por enquanto, segundo o vice-presidente

      Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira (3) que o Brasil possui meios legais para responder às tarifas comerciais impostas pelo governo dos Estados Unidos aos produtos brasileiros. No entanto, ele disse que o Brasil não pretende usá-los no momento. 

      “De um lado, foi votado pelo Congresso Nacional uma lei que dá todos os instrumentos, o arcabouço jurídico para o Brasil poder agir. Então, isso foi importante. Não pretendemos usá-la, pretendemos fazer negociação”, disse Alckmin a um podcast, em referência à "Lei de Reciprocidade Econômica", aprovada pelo Congresso Nacional. 

      Alckmin também criticou a tarifa de importação imposta pelos EUA ao Brasil, qualificando a medida como 'injusta'. “Dos 10 produtos que mais compramos dos Estados Unidos, em oito a alíquota de importação é zero. O Brasil não é problema. Por isso fomos incluídos na tarifa menor, mas não achamos justo isso”, disse.

      Ele também afirmou que negociações técnicas com representantes dos EUA foram marcadas. "Então, já tem marcado para a próxima semana... negociações entre as equipes técnicas, para a gente trabalhar", disse.

      E previu uma aproximação cada vez maior com a União Europeia, citando o acordo comercial do bloco com o Mercosul. “São 720 milhões de pessoas, 27 países, os mais ricos do mundo na União Europeia e o Mercosul. Eu acho que acelera esse processo”, afirmou.

      A tarifa aos produtos brasileiros, anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, na quarta-feira (2) ficou no nível mínimo de 10%. O governo brasileiro lamentou a imposição unilateral da tarifa. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados