Com dificuldade para eliminar taxa de 10% imposta por Trump, governo brasileiro busca reduzir percentual
Embora o governo priorize a negociação para evitar um conflito comercial direto, alternativas de retaliação já estão sendo analisadas
247 – O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca maneiras de minimizar os impactos da tarifa de 10% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos exportados brasileiros, informou o jornal O Globo.
Reuniões entre representantes do Brasil e do governo do presidente Donald Trump têm ocorrido semanalmente, e um novo encontro está previsto para os próximos dias. Até o momento, os sinais de Washington indicam que a alíquota não será retirada, o que levou negociadores brasileiros a trabalharem para reduzir o percentual ou excluir o maior número possível de produtos da lista tarifada.
Conforme relatado por O Globo, um interlocutor do governo avalia que a imposição da tarifa mínima ao Brasil foi um "mal menor", já que parceiros como China e União Europeia enfrentarão alíquotas mais elevadas. Um dos fatores que teriam pesado na decisão americana de poupar o país foi o superávit dos EUA na balança comercial com o Brasil.
A reação brasileira às tarifas dependerá de discussões com o setor privado. Embora o governo priorize a negociação para evitar um conflito comercial direto, alternativas de retaliação já estão sendo analisadas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: