Chefe da OMC diz estar profundamente preocupada com tarifas dos EUA
Diretora-Geral da Organização Mundial do Comércio afirmou que as medidas tarifárias terão "implicações substanciais para o comércio global"
247 - A Diretora-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, expressou profunda preocupação nesta quinta-feira com a queda do comércio global e o risco de uma escalada na guerra tarifária, desencadeada por medidas tarifárias dos Estados Unidos. A informação é da Xinhua.
Em um comunicado, Iweala afirmou que as medidas tarifárias dos EUA terão "implicações substanciais para o comércio global e as perspectivas de crescimento econômico".
A OMC estima que essas novas medidas, somadas às introduzidas desde o início do ano, podem levar a uma contração geral de cerca de 1% nos volumes do comércio global de mercadorias em 2025, uma queda de quase quatro pontos percentuais em relação às projeções anteriores.
"O Secretariado da OMC está monitorando e analisando de perto as medidas anunciadas pelos Estados Unidos em 2 de abril de 2025", disse Iweala, acrescentando que "muitos membros nos procuraram, e estamos ativamente dialogando com eles para responder às suas dúvidas sobre o impacto potencial em suas economias e no sistema comercial global".
A diretora-geral enfatizou que a maior parte do comércio global ainda ocorre sob as regras da cláusula da Nação Mais Favorecida (MFN, na sigla em inglês) da OMC, embora essa participação tenha caído para 74% em comparação com os cerca de 80% no início do ano.
Alertando para possíveis efeitos significativos de desvio de comércio causados pelas recentes medidas, Iweala pediu que os membros da OMC evitem a escalada das tensões comerciais, engajem-se de maneira construtiva e busquem soluções cooperativas.
Na quarta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou um novo conjunto de tarifas, impondo uma alíquota mínima de 10% sobre todas as importações a partir de 5 de abril e aplicando tarifas recíprocas mais altas para parceiros comerciais com os quais os Estados Unidos possuem "os maiores déficits comerciais", medidas que entrarão em vigor em 9 de abril.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: