TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Anatel vai investigar alertas falsos de terremoto enviados a usuários de dispositivos Android

      Notificações indevidas geraram preocupação e levaram à abertura de processo administrativo pela agência reguladora

      Moradores recebem alerta do Google de terremoto em Ubatuba (Foto: Reprodução )
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta sexta-feira, 14, que abrirá uma investigação para apurar alertas falsos de terremoto recebidos por usuários de dispositivos Android nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. De acordo com a Anatel, esses alertas não foram emitidos pela Defesa Civil, responsável oficial por tais notificações no Brasil.

      Em comunicado oficial, segundo a CNN Brasil, a Anatel esclareceu que os alertas de tremores em território nacional são realizados pela Defesa Civil por meio de SMS, TV por assinatura e pelo aplicativo Defesa Civil Alerta. A agência afirmou que "as referidas notificações de terremoto não foram emitidas pelas prestadoras de telecomunicações ou pelo Sistema Nacional de Defesa Civil por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos".

      A investigação inicial apontou que as notificações foram enviadas diretamente pelo Google. Diante da repercussão e do impacto causado à população, a Anatel decidiu instaurar um processo administrativo para apurar o ocorrido. "Verificada qualquer irregularidade, a Agência adotará as providências adequadas junto à empresa responsável, de modo a impedir novos episódios do evento observado, preservando a eficácia e a credibilidade do Defesa Civil Alerta perante a sociedade", concluiu.

      Moradores de São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro receberam, na madrugada desta sexta-feira, um alerta de um possível terremoto de magnitude de até 5,5. O aviso, enviado por volta das 2h da manhã, veio por meio do sistema de alertas de terremoto do Android. Além da notificação, a empresa também alertou sobre medidas de segurança que devem ser tomadas caso o fenômeno aconteça, como o uso de sapatos, verificação das saídas de gás e evitar construções danificadas.

      A notificação mostrava possíveis tremores, com magnitudes diferentes, na região de Ubatuba (de magnitude 4,4) e na Baixada Santista (de magnitude 5,5). No entanto, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (ESMC), principais órgãos de monitoramento de terremotos mundiais, não registraram ocorrências.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados