Baleia Rossi diz que MDB não está amarrado à reeleição de Lula
Para o presidente do MDB, a ocupação de ministérios no governo não impede o partido de decidir livremente sobre as eleições de 2026
247 – O presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), afirmou em entrevista ao Globo, que o fato de o partido ocupar três ministérios no governo Lula não condiciona sua decisão para a eleição presidencial de 2026. Rossi também acredita que uma eventual reforma ministerial não teria força para assegurar a adesão das legendas de centro ao projeto petista, indicando que o cenário político está mais aberto do que o governo poderia esperar. "Temos uma relação colaborativa com o governo, mas nada nos impede de discutir livremente nossa posição para 2026", disse Rossi, reforçando que o apoio do MDB está em aberto.
Após recuperar prefeituras importantes, o MDB vem se fortalecendo nacionalmente, o que, segundo o deputado, traz novas possibilidades de protagonismo para a legenda. "O resultado das eleições municipais foi positivo para o partido e nos dá perspectiva de eleger mais deputados, senadores e governadores", analisou. Em São Paulo, a vitória de Ricardo Nunes aumentou a relevância da sigla no estado e destacou o partido como uma força de centro moderada, distante da radicalização, afirmou.
Rossi pondera que, apesar da recente aliança com o governo Lula, o MDB ainda carrega uma diversidade regional que permite diferentes articulações e alianças. Em estados como São Paulo, o MDB está na base do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), enquanto no Nordeste há maior proximidade com governos petistas. "Cada estado tem sua realidade, e essa pluralidade será considerada na discussão para 2026", explicou, acrescentando que a decisão definitiva sobre o apoio do partido só deve ocorrer no segundo semestre de 2025.
Reforma ministerial e cenário político
Questionado sobre uma possível reforma ministerial, Rossi minimizou o impacto de novas nomeações. Para ele, ampliar o número de ministérios para partidos aliados dificilmente modificaria o quadro político atual. "Não acho que a questão política vai se resolver com mais cargos. O MDB não está buscando expandir sua participação no governo", ressaltou.
Sobre a antecipação do apoio do MDB ao deputado Hugo Motta (Republicanos) para a presidência da Câmara dos Deputados, Rossi destacou que esse alinhamento é importante para a estabilidade política, mas reforçou que o partido não pretende vincular sua relação com o governo a concessões ou trocas de cargos. "Nossa postura não é de 'toma lá, dá cá', e buscamos um entendimento que ajude na pauta legislativa e, consequentemente, no avanço de propostas fundamentais para o país", concluiu.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: