TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Câmara vai discutir redistribuição de deputados por estado

    A Casa tem até o dia 30 de junho para aprovar as mudanças

    Plenário da Câmara dos Deputados (Foto: Adriano Machado /Reuters)
    Otávio Rosso avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), prometeu pautar a revisão da distribuição do número de cadeiras de deputados federais em relação à população no primeiro semestre de 2025, informa O Globo. A discussão deve ocorrer até o dia 30 de junho, data máxima imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Câmara edite a lei.

    O projeto em tramitação no Congresso, de autoria do deputado Danilo Forte (União-CE), propõe uma redivisão dos 513 deputados de acordo com as mudanças demográficas e populacionais brasileiras, mantendo o mínimo de 8 para estados menores e o máximo de 70 para os maiores. 

    De acordo com o texto que será discutido, Pará e Santa Catarina estão entre os estados que mais ganham parlamentares. O Pará, que hoje tem 17, passaria a ter 21, e Santa Catarina subiria de 16 para 20. Amazonas ganharia dois deputados. Já Ceará, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso ganham um cada.

    Por outro lado, perderiam parlamentares o Rio de Janeiro (4), Bahia (2), Paraíba (2),  Rio Grande do Sul (2), Piauí (2), Alagoas (1) e Pernambuco (1).

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados