Cármen Lúcia diz que chuvas fortes preocupam no segundo turno das eleições
Segundo a presidente do TSE, as chuvas podem aumentar ainda mais os índices de abstenções, que costumam ser maiores no segundo turno
247 - A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, disse à jornalista Camila Bomfim, do G1, que a previsão de fortes chuvas é uma das principais preocupações no segundo turno das eleições municipais do próximo domingo (27). Dependendo da intensidade, a precipitação pode dificultar o deslocamento de eleitores e deixar pessoas sem energia elétrica, como ocorreu em São Paulo.
Segundo a ministra, as chuvas podem aumentar ainda mais os índices de abstenções, que costumam ser maiores no segundo turno. “Historicamente no segundo turno a abstenção é maior, mas o que nos preocupa agora é a chuva forte que cai em alguns pontos do país e deixa as pessoas sem luz. Para nós, a falta de luz não interfere no voto porque a urna é movida a bateria. Mas sem luz e com chuva, as pessoas tendem a não querer sair de casa”, disse.
Cármen Lúcia afirmou que está reforçando junto aos tribunais regionais eleitorais a necessidade de incentivar o voto entre quem é obrigado a votar, mas também entre eleitores com mais de 70 anos. “Eu sempre digo que o exercício da democracia tem que ser feito até morrer. Incentivo o voto lembrando sempre que quem não votar não pode reclamar”, defendeu.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: