Cármen Lúcia diz que eleições ocorrem em clima de 'tranquilidade' e sem 'nenhuma ocorrência mais significativa'
Presidente do TSE fez um balanço parcial sobre o domingo de eleição. Ela também opinou sobre os debates eleitorais, que causaram tantas polêmicas neste ano
247 - Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia falou a jornalistas por colta das 14h deste domingo (6) para fazer um balanço parcial das eleições. As votações se encerram apenas às 17h, em todo o país.
A ministra afirmou que o pleito ocorre em clima de 'tranquilidade' e sem 'nenhuma ocorrência mais significativa'. Ela ainda afirmou que "todas as medidas [de segurança] adotadas estão hoje com seus efeitos comprovados".
Segundo a magistrado, a eleição tem contado até o momento com a ampla participação da população, ainda que não seja possível estimar o grau de abstenção antes da apuração do resultado eleitoral. Cármen Lúcia, adiantou, por outro lado, que apenas 0,3% das urnas eletrônicas apresentaram defeito e tiveram que ser trocadas. Ela disse não ser possível estimar um horário para o fim da apuração.
Em relação aos eleitores do Norte, onde havia-se o temor de que tivessem dificuldade de acessarem os locais de votação, a ministra garantiu que a populaão local tem conseguido votar normalmente.
Questionada sobre os debates eleitorais, a ministra reconheceu que há "poucas regras" definidas pela Justiça Eleitoral para a realização destes eventos, e que o objetivo delas é garantir que os candidatos tenham igualdade de condições de discutir suas ideias. Diante dos casos de violência observados durante a campanha, segundo a ministra, os próprios meios de comunicação deverão repensar o formato dos debates que promove. 'O modelo é definido pelos órgãos de imprensa. Acredito que o modelo poderá ser revisto'.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: