CCJ da Câmara vai convidar Tagliaferro para prestar esclarecimentos sobre vazamento de mensagens envolvendo Moraes
O pedido foi feito pela deputada Bia Kicis (PL-DF)
247 – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (28), um requerimento para convidar o ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Eduardo Tagliaferro a explicar o vazamento de mensagens envolvendo o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Conforme relatou a CNN, o pedido foi feito pela deputada Bia Kicis (PL-DF) e aprovado em votação simbólica.
O caso ganhou repercussão após a Folha de S. Paulo revelar que Moraes teria solicitado, de maneira informal, relatórios à Justiça Eleitoral para embasar decisões no inquérito das fake news.
As acusações se baseiam em mensagens privadas trocadas entre Moraes e servidores dos tribunais. Tagliaferro, que liderava a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED), foi o responsável pela investigação e elaboração dos relatórios solicitados pelo ministro.
Na semana passada, Tagliaferro prestou depoimento à Polícia Federal, negando qualquer envolvimento no vazamento das mensagens. Na ocasião, ele informou que seu celular foi apreendido em 2023, após ser preso em flagrante por violência doméstica, e que o aparelho estava sem senha de proteção durante o período em que ficou sob custódia.
A hipótese de que o vazamento tenha ocorrido dentro da Polícia Civil de São Paulo, que estava em posse do celular, ainda não foi descartada.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: