TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Cirurgia de Lula antecipa debate sobre a sucessão presidencial de 2026

    Recuperação do presidente tranquiliza o cenário político, mas traz à tona questões sobre o futuro da principal liderança da esquerda brasileira

    (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 – Na manhã desta terça-feira (10), o Brasil despertou com a notícia de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma intracraniano no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo o boletim médico assinado pelos doutores Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, a cirurgia transcorreu bem e o presidente está consciente e em recuperação estável. Apesar disso, a equipe médica indicou que Lula permanecerá internado até o início da próxima semana, para acompanhamento. "Trata-se de um procedimento padrão para este tipo de caso", afirmou Kalil.

    O episódio envolvendo a saúde do presidente, naturalmente, antecipa a discussão sobre a sucessão presidencial de 2026. Fontes próximas ao PT comentaram à agência Sputnik Brasil que a situação, embora sob controle, acendeu discussões internas sobre o futuro da liderança partidária e do governo federal. "O presidente está se recuperando bem, não é momento para pensar no pior", disse um auxiliar próximo a Lula, que também apontou que "o PT tem bons quadros para uma possível sucessão".

    Questionada sobre potenciais nomes, a fonte preferiu não se comprometer, classificando qualquer previsão como "precipitada". No entanto, indicou que figuras como a primeira-dama, Janja Lula da Silva, não podem ser descartadas de futuras discussões. Outros nomes mencionados frequentemente são os ministros Fernando Haddad e Camilo Santana, assim como a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann.

    A cirurgia de Lula também reacendeu especulações sobre sua possível candidatura à reeleição em 2026. Para lideranças petistas ouvidas, mesmo diante de seu estado de saúde atual, Lula mantém influência e protagonismo suficientes para liderar o PT no próximo ciclo eleitoral, caso decida concorrer novamente.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados