Edson Fachin alerta para “nova onda de populismo autoritário”
"Liberdade e democracia são condições de possibilidade de um futuro habitável", defendeu
247 - O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, afirmou nesta sexta-feira (8) que o mundo está vivendo uma “nova onda de populismo autoritário”, informa o G1. A fala do ministro ocorreu no seminário internacional intitulado "O Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul: relevância e perspectivas", realizado pelo STF.
"Atentemos para o cenário presente. Liberdade e democracia são condições de possibilidade de um futuro habitável. Uma onda de populismo autoritário se levanta", disse Fachin. O ministro também disse que “um novo vírus se espalha e contamina sistemas de justiça”, e que “a vacina interpela a têmpera dos tribunais. Cumpre resiliência e vigília democrática".
Fachin também defendeu a integração entre tribunais dos países que fazem parte do Mercosul, com uma maior comunicação entre eles. "No Mercosul, como sabemos, cada país desenvolve sua própria interpretação. Por isso, e para que seja possível um mínimo de diálogo entre os Estados partes do Mercosul, incentiva-se uma maior comunicação entre os tribunais nacionais", declarou.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: