TV 247 logo
    HOME > Brasil

    G20 vai avançar no combate à fome e à pobreza, diz Mauro Vieira

    "Serão ganhos concretos em um campo de ação política prioritário para o Brasil", afirmou o chanceler

    Chanceler Mauro Vieira (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O chanceler Mauro Vieira afirmou em entrevista à CNN que o Brasil deve concluir sua presidência do G20 com avanços significativos no combate à pobreza e à fome em nível global. De acordo com o ministro de Relações Exteriores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançará, nesta segunda-feira (18), uma ação global direcionada ao combate da fome e da pobreza, destacando a importância de um formato "flexível e inovador" que valoriza programas nacionais com resultados expressivos, como o Bolsa Família e a Merenda Escolar.

    Vieira ressaltou que essas iniciativas brasileiras serão fundamentais para a mobilização internacional encabeçada pelo presidente. "Serão ganhos concretos em um campo de ação política prioritário para o Brasil", afirmou o chanceler. A ação faz parte de uma agenda maior de cooperação global, onde o Brasil tem reforçado suas relações diplomáticas. Desde que assumiu a presidência do G20, o Brasil tem promovido encontros com mais de 70 líderes mundiais, incluindo sete reuniões bilaterais com o presidente francês Emmanuel Macron e o chanceler alemão Olaf Scholz.

    O chanceler destacou que a liderança brasileira tem reconstruído pontes com países-chave, abrindo caminho para mais cooperação, comércio, investimentos e geração de riquezas. A diplomacia brasileira, sob a orientação de Lula, tem como objetivos a promoção de um ambiente mais cooperativo e o fortalecimento da economia global. Nesta segunda-feira (18), a cúpula dos chefes de Estado reunirá líderes como Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e Xi Jinping, presidente da China. Porém, o presidente russo, Vladimir Putin, optou por não comparecer ao evento.

    A expectativa é que o documento final da cúpula aborde, além de um apelo pela pacificação mundial, um acordo sobre financiamento de medidas climáticas e ações para reduzir a fome em nível global.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados