Gilmar Mendes se manifesta em defesa de Moraes em meio a atritos com autoridades dos EUA
Tramita no Congresso dos Estados Unidos um projeto de lei que poderia barrar a entrada do ministro no país
247 – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes se manifestou, nesta quinta-feira (27), sobre as recentes tensões envolvendo o colega Alexandre de Moraes e autoridades dos Estados Unidos.
Em publicação na rede social X, Mendes enfatizou que a autodeterminação dos povos, prevista na Constituição de 1988, é um dos princípios que regem os magistrados da Corte.
“Imbuído deste espírito, o ministro Alexandre de Moraes, a quem presto solidariedade, segue atuando com ponderação e destemor para a salvaguarda da ordem constitucional brasileira, sem concessões a interesses que, sabemos, conflitam com as balizas traçadas por nossa Carta Magna”, escreveu Mendes.
A declaração ocorre enquanto tramita no Congresso dos Estados Unidos um projeto de lei que poderia barrar a entrada de Moraes no país.
O No Censors on Our Shores Act foi apresentado pelos congressistas republicanos Darrell Issa e María Elvira Salazar em reação à decisão de Moraes, que havia suspendido a rede social X no Brasil. A medida propõe permitir a deportação de agentes estrangeiros acusados de restringir a liberdade de expressão de cidadãos americanos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: