TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Lideranças Guarani-Kaiowá pedem a Lula solução para conflitos

    Grupo se reuniu na manhã de hoje com o presidente

    Lula e ministros em reunião com uma comitiva de lideranças Guarani-Kaiowá (Foto: Ricardo Stuckert)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu neste sábado (10) com uma comitiva de lideranças Guarani-Kaiowá para discutir o agravamento do conflito fundiário em Mato Grosso do Sul. No dia 3 de agosto, dez indígenas foram feridos durante ataques na região da Terra Indígena (TI) Panambi-Lagoa Rica, na cidade de Douradina, quando ruralistas armados em caminhonetes dispararam contra membros das etnias Guarani e Kaiowá.

    A comitiva pede a desmobilização de um acampamento ocupado por ruralistas que estariam promovendo os atos de violência, mais segurança para a região e a conclusão do processo de demarcação da TI.

    Após o ataque em Douradina, o Ministério dos Povos Indígenas ressaltou que a instabilidade provocada pelo marco temporal para terras indígenas não só gera incerteza jurídica em relação à demarcação de territórios, mas também cria oportunidades para atos de violência. 

    Ao lado de Lula, participaram do encontro os ministros Marcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas, Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, além da presidente da Funai, Joenia Wapichana. (Com informações de Agência Brasil/Ministério dos Povos Indígenas).

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados