Lula acredita em entendimento com os EUA sobre tarifas, diz Rui Costa
O governo Trump anunciou recentemente tarifas de importação de 25% sobre as exportações de aço e alumínio para o país
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só deve decidir sobre uma possível reação à taxação do aço pelos Estados Unidos na sexta-feira (14). A informação foi dada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, nesta quarta-feira (12).
O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou recentemente tarifas de importação de 25% sobre as exportações de aço e alumínio para o país. Conforme relatado por Rui Costa, Lula aguarda o resultado do encontro entre o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e representantes do governo americano, na sexta-feira, antes de tomar uma decisão.
"O presidente Lula só tomará alguma posição [sobre o aço] depois dessa reunião [de sexta-feira]”, afirmou, sem dar detalhes sobre o encontro, enfatizando que o chefe do Executivo acredita na possibilidade das partes chegarem a um entendimento sobre a questão.
Rui Costa ainda reforçou que a palavra “reciprocidade”, usada por Lula ao falar sobre o tema, faz parte da linguagem diplomática e não significa, necessariamente, que o Brasil tomará medidas imediatas contra os EUA.
"Esse é um padrão da diplomacia internacional. A palavra 'reciprocidade' é usada, muitas vezes, nas relações diplomáticas e econômicas. É assim que os países se comportam, de forma recíproca”, disse.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: