Lula: “Até 2030, todas as crianças brasileiras estarão alfabetizadas, até o segundo ano”
Presidente também defende expansão das escolas de tempo integral para garantir aprendizado e segurança às famílias trabalhadoras
247 - Durante o lançamento da nova linha de produção da Nissan em Resende (RJ), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou os esforços do governo federal para fortalecer a educação básica no Brasil. Em seu discurso, Lula enfatizou dois compromissos centrais: a alfabetização de crianças até o 2º ano do ensino fundamental e a ampliação das escolas de tempo integral.
“Nós tomamos uma decisão, que até 2030, todas as crianças brasileiras estarão alfabetizadas, até o segundo ano. Segunda decisão: a gente vai fazer o máximo que puder de escola de tempo integral, não só para as crianças aprenderem mais, mas sobretudo para dar tranquilidade aos pais e às mães que muitas vezes vão trabalhar e o filho fica sozinho”, afirmou o presidente.
Ações federais por progresso na educação básica
A meta de alfabetização integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), lançado em 2023, que estabelece como objetivo alcançar 80% de crianças alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental até 2030. O programa envolve a colaboração entre União, estados e municípios para promover ações de formação docente, distribuição de material didático e monitoramento dos resultados.
Paralelamente, o governo lançou o Programa Escola em Tempo Integral, com investimento inicial de R$ 4 bilhões, visando ampliar em 1 milhão o número de matrículas em tempo integral na educação básica. A iniciativa busca oferecer uma jornada escolar de, no mínimo, sete horas diárias.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: